A força do aço encontra a fluidez da vida em uma série inédita de esculturas
A arte nasce da matéria e na nova exposição de Jocimar Tavares é o próprio metal que ganha vida, para expressar o olhar do artista sobre a natureza fluida e orgânica da vida.
Por meio das mãos que empregam a técnica de corte manual à plasma, o aço — material historicamente associado à rigidez e à força — é transformado em curvas sutis que se conectam em obras únicas para inspirar e trazer leveza às pessoas e aos ambientes.
Metal Orgânico, apresenta uma série inédita de esculturas de parede que subvertem expectativas e convidam o público a observar o contraste artístico entre o duro e o delicado, o bruto e o sensível.
São 15 esculturas produzidas especialmente para esta edição que estará aberta à visitação gratuita de 9 de maio a 26 de junho, no espaço A Gente Faz Arte do Uberlândia Shopping, piso superior.
“Esta é a quinta mostra que faço em Uberlândia e estou muito feliz em compartilhar o resultado do meu trabalho no Uberlândia Shopping, que valoriza e incentiva a arte. Expor aqui já estava nos meus planos desde 2024 e agora deu certo.” – conta Jocimar.
O artista
Jocimar Tavares é uberlandense e descobriu sobre a possibilidade de transformação dos metais, enquanto crescia em meio ao comércio de chapas metálicas de sua família.
Formou-se em Medicina Veterinária e atuou por vários anos nesta área, em cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2008 retornou às suas origens e começou, de forma despretensiosa, a criar algumas peças. Sentiu uma afinidade imediata com o corte em chapa e com as formas e identificou sua verdadeira vocação: ser artista.
Seus primeiros projetos estavam associados à vida e aos temas rurais e, com o passar do tempo, aprofundou em sua essência e buscou inspiração nas lições do curso de Medicina Veterinária e no que aprendeu desde a infância acompanhando seu pai.
“Vi que era possível transformar o aço em esculturas que remetessem às organelas celulares, à fluidez e conexão entre elas no processo natural da vida. Para mim, a arte é uma paixão que redescobri quando deixei minha carreira de Veterinário e voltei para Uberlândia.” – explica Tavares.

Processo criativo
Na contramão da brutalidade que comumente associamos ao aço – o barulho ensurdecedor das máquinas, a poeira do corte, o peso da matéria — Jocimar Tavares nos convida a um encontro transformador com esse material.
Suas esculturas de parede, criadas do gesto manual e paciente de cortar chapas metálicas, surpreendem pela fluidez que transmitem.
Fragmentos de aço reconfigurados pela solda tornam-se formas sinuosas e coloridas, resultando em um contraste marcante entre o processo árduo de fabricação industrial e a delicadeza estética da obra final.
O resultado é um contraste marcante entre o processo árduo de fabricação industrial e a delicadeza estética da obra final.
A técnica de Jocimar reinventa o metal como linguagem orgânica, transformando o peso em leveza, o ruído em silêncio, a rigidez em liberdade, a opacidade do aço em beleza que evoca a vida.
“O processo é bem artesanal e sempre início uma escultura a partir da imagem que tenho dela na minha cabeça. Então, faço um desenho livre na chapa de aço do fragmento que originará a peça. Na prática, esse fragmento é um molde que servirá como guia para o corte à mão com a máquina de plasma. Esses fragmentos, que são os pedacinhos da escultura, passam por um acabamento e são solados um a um, dando origem à escultura. O próximo passo é a pintura, que começa com um preparo de fundo anticorrosivo para, somente depois, receber a cor final com tinta eletrostática. Por isso cada obra é única.” – detalha Jocimar.
Presença no Brasil e exterior
Desde que fez sua transição de carreira, Jocimar não parou de criar e expor suas esculturas, as quais compõem o acervo de colecionadores e de galerias em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Vitória.
Jocimar expôs em mostras na Casa Cor Belo Horizonte, Brasília e Vitória; Decora Líder e Morar Mais por Menos também na capital mineira; e suas esculturas são comercializadas em lojas de alto padrão como a Artefato. Além disso, fizeram parte da cenografia de novelas da Rede Globo e do programa Decora, exibido no canal GNT.
As obras de arte também estão presentes em diversos países — como EUA, Itália, Suíça e Peru. No exterior, o artista fez parte de uma exposição coletiva em Nova Iorque e em Miami, na SACCARO, participou de uma mostra de decoração.
Arte sob medida
As esculturas de Jocimar Tavares são únicas e podem ser criadas sob medida, de acordo com as necessidades de quem deseja adquira-las, seja para compor o espaço residencial, empresarial ou galerias. Isso permite uma integração perfeita aos mais diversos ambientes. A personalização carrega em si significado, conceito, identidade e uma forte conexão subjetiva, o olhar e a história que o cliente deseja expressar.
“Por serem únicas, cada escultura valoriza a individualidade e exclusividade, o estilo de quem quer ter uma obra de arte, levando em consideração as dimensões do espaço, as cores que vão combinar com a arquitetura, o mobiliário e tantos outros elementos. A escultura sob medida cria harmonia visual e conceitual, algo que dificilmente se consegue com uma peça genérica.” – finaliza Jocimar.



